Parque Olímpico em Lipno? Como as Olimpíadas de Praga

Começou com a Casa Checa no coração das Olimpíadas há quatro anos em Londres.

Devido à grande distância do russo Sochi da República Tcheca, continuou dois anos depois com a criação do primeiro parque olímpico em Praga, em Letná. “Naquela época, descobrimos que 50% dos visitantes estavam fora de Praga. Este foi um certo impulso “, diz Marek Tesař, diretor de marketing do Comitê Olímpico Checo. Então, durante os jogos de verão deste verão no Rio de Janeiro, quatro parques olímpicos foram estabelecidos na República Tcheca – Lipno, Ostrava, Pardubice e em Pilsen.

“Quando anunciamos que o parque principal estaria em Lipno, eles nos disseram que nós somos tolos para dar uma boa noite às raposas”, sorriu Jiří Kejval. não foi confirmado.Somente a barragem de Lipensk tem o mesmo número de pessoas que a milionésima Praga durante os jogos de inverno de Sochi.

“Parques nos deu uma mensagem clara: as pessoas querem se divertir. E especialmente crianças. O problema é que muitas vezes não têm onde.Se você ver um sprint de cem metros de comprimento em Lipno, por exemplo, é hora de fazer algo sobre isso “, diz Kejval.

> Sim, mas principalmente para o esporte

O conteúdo esportivo das cidades regionais foi ocupado pelos clubes locais, que atraíam novos entusiastas, e no parque Rio-Lipno os esportes individuais estavam protegidos

Pela primeira vez, as pessoas tentaram o que é como atirar, “A maioria desses esportes nunca foi visto, então eles estavam interessados ​​em onde estão os clubes mais próximos, onde o esporte poderia ser executado”, diz Kejval.

Talvez a corrida de orientação de 7.250 pessoas , sobre o baseball e o softball estavam interessados ​​em até dez mil fãs.

O motivo mais comum para uma visita ao parque, de acordo com a pesquisa de Millward Browne, não era torcer nos atletas no Rio, mas ser o único a jogar. Quarenta e nove por cento das pessoas queriam que o parque funcionasse no futuro.

“Isto é ainda mais do que Letná quando começamos o projeto”, disse ele. apenas o Lipno Park era de 75 milhões de coroas, mas o maior benefício para Lipno é um impulso para o desenvolvimento futuro de toda a região.Havia equipamentos esportivos – bolas de voleibol e futebol, portões, esportes de praia. De acordo com as receitas KPMG totalizaram 75.000.000 parque

Cottage fundou um clube de remo

“Para a comunidade como Lipno nad Vltavou, a organização do Parque Olímpico é algo como Praga para realizar uma Olimpíada real. Fico feliz que tenha funcionado bem. O parque foi um grande impulso para toda a região, o que só será apreciado. Ele apenas melhores sites de apostas brasileiros mencionou media Lipno por 17 dias, tantos quanto antes durante anos.Por exemplo, aqueles que querem usar nossos novos terrenos esportivos já estão interessados ​​”, disse Zdeněk Zídek, prefeito de Lipno nad Vltavou. Um dos benefícios do Lipno Park é a criação de um novo clube de remo que fundou a prata O medalhista olímpico Václav Chalupa.

O oitavo medalhista do Campeonato Mundial vem de Jindřichův Hradec, Boémia do Sul, e depois de trinta anos de trabalho em Praga, Dukla, dirigiu-se a Račice. Mas ele não aguardou o canal local.

O Parque Olímpico em Lipno foi tão engolido que ele decidiu deixar Račice e se mudou para Lipno.

“Eu tive a idéia no início dos feriados. As Olimpíadas só confirmaram que está certo.Os moradores e os homens cottage ainda me perguntaram quando podiam sair para sair. Agora eles podem “, sorri a Chalupa, de 48 anos.

Outros meta? Parques europeus

O projeto do Parque Olímpico checo será expandido para a Europa nos próximos anos. Já em 2014, o Comitê Olímpico Internacional encontrou apoio na União Européia.O COI acaba de expressar apoio às autoridades checas para desenvolver seu projeto e criar um manual para permitir que outros Comitês Olímpicos Nacionais criem seus próprios parques olímpicos. Esta parceria inclui a Bélgica, a Croácia, a França, a Finlândia, a Itália, a Holanda e a Áustria.

Todo o projeto conjunto abrirá uma reunião inicial de todos os parceiros em Praga em janeiro do próximo ano e é esperado , que os próximos Jogos Olímpicos de Pchjongch’ang na Coréia do Sul criarão mais parques na Europa.

“Temos o apoio do COI e de outros Comitês Olímpicos Nacionais. Teremos uma apresentação em Doha sobre esse assunto.O projeto que acreditamos é uma questão única de ligar jogos olímpicos com interesse em esportes tanto na República Checa como na Europa “, conclui Kejval.